Tuesday, May 12, 2009

Directamente para vocês, falando da Faixa de Gaza Portuguesa!


Sim meus amigos... eu moro na rua em frente ao bairro da Bela vista, a escassas centenas de metros do centro de operaçoes da tvi, sic, etc... e também da policia...
A situação problemática não é inédita, mas pela primeira vez se está a dar tanto mediatismo a este bairro....
A minha humilde opinião... O bairro não é bom...Mas também nao é tão mau assim... Eu estudei lá, estive lá até ao 9ºano e o secundário, apesar de ter sido feito fora do bairro, praticamente todos nós eramos da Bela Vista ou das imediações... Nunca tive problemas, saí de lá com grandes amigos, que tiveram, como tudo, mais ou menos sorte na vida... Mas nunca me senti pouco segura por ir e vir para casa a pé, 15min diariamente através do bairro...
Não deixa de ter os problemas clássicos do desemprego e da pobreza, agravados com a crise... Mas também tem o dolce fare niente dos jovens que vale mais irem pelo caminho mais fácil, do que tentarem vingar na vida....
Acho que todo este mediatismo e atenção dado pelos media é o que está, principalmente, a perpetuar as "noites agitadas" da Bela Vista... Se a televisão já tivesse parado de seguir os jovens enquanto fazem cocktails molotov (como acabei de ver na sic), ou de fazer directos de 2 em 2 horas (para os jovens se porem à frente dos carros, como vi tambem na sic)...provavelmente já tudo teria sossegado....
Ok... compreendo o motivo dos jovens que fazem isto... O amigo deles morreu... Não é facil perder alguem de quem se goste... Mas convenhamos... O que é que ele andava a fazer para a GNR lhe dar um tiro?....ah...pois...
A mim ninguem me tenta dar tiros quando vou para o trabalho....

5 Comments:

Blogger Penixe disse...

Até foi dito pelos meios de comunicação que o jovem que faleceu tinha um cadastro "de folha cheia"!

O-ren Ishii, ninguém te dá tiros quando estás a trabalhar mas mesmo assim, até as vossas malas roubam..

O problema na minha opinião é que a lei é fraca na punição dos demais casos e isso sim, tem de ser revisto.. E se houver algumas alterações que façam exemplos!

Enfim.. Portugal no seu melhor..

9:33 PM  
Anonymous jmn disse...

eu juntava lá os ciganos e construía uns muros altos à volta. Depois falava com o Belmiro, detonavam-se as cargas previamente instaladas e construia-se um condomínio com preços justos, possíveis para o comum dos mortais e não apenas para directores de bancos privados e familiares.
Utopia...

12:56 AM  
Anonymous Anonymous disse...

OS BANDOS DOMINAM NOS BAIRROS SOCIAIS

Os partidos de esquerda desculpam sistematicamente a criminalidade com o a pobreza e o desemprego. Parece terem receio de uma atitude mais enérgica na luta contra o crime. Será que ficaram traumatizados desde os tempos do fascismo? Esta postura está a desorientar o seu próprio eleitorado natural: os mais pobres que são também os mais desprotegidos face à criminalidade. Assim, os partidos de esquerda têm muita responsabilidade relativamente ao crescimento da extrema direita que tem um discurso bem mais sensato sobre o combate crime. Barack Obama – que se poderá considerar de esquerda – prometeu ser implacável no combate ao crime e defender ao mesmo tempo os mais desfavorecidos. Não me parece que isso seja incompatível.

Todos os dias vemos fechar Empresas jogando muita gente no desemprego e na pobreza. Frequentemente, ficam muitos meses de salários por pagar, levando essas pessoas a uma situação de desespero. Se fosse esse o motivo dos desacatos que se têm visto nos bairros sociais, então eles aconteceriam preferencialmente nas manifestações junto aos antigos locais de trabalho, onde se aglomeram muitas pessoas na mesma situação.
Não! o que se viu no Bairro da Bela Vista foi a homenagem a um criminoso abatido em flagrante pela polícia, numa atitude de desafio à própria polícia como que para testar a sua capacidade de reacção e para uma demonstração de força no bairro.

A actual política portuguesa de manter na rua os criminosos, mesmo depois de várias reincidências, faz crescer a sensação de impunidade: o criminoso continua com as suas actividades criminais, vai subindo o nível dos seus delitos e serve de exemplo para que outros delinquentes mais jovens sigam o mesmo caminho.

Mas existem muitas pessoas trabalhadoras e humildes nos bairros sociais que não levantam problemas e que só desejam que os deixem viver em paz, o que não acontece, porque estão reféns dos bandos de criminosos que dominam nesses bairros. Não se pode contar com essas pessoas para testemunharem qualquer acto criminoso a que assistam porque têm medo, medo de represálias porque não se sentem convenientemente protegidas pela polícia que também não pode estar sempre presente. Lembra as favelas brasileiras...só que no Brasil polícia e militares juntam esforços para combater o domínio dos bandos nas favelas e tem havido baixas parte a parte mas a polícia começa a chegar onde antes não se aventurava. Por cá, enquanto o crime cresce e toma posições de domínio, a polícia, apesar de vontade, nada pode fazer porque lhe falta a autoridade. Entretanto, Governo, Partidos, Bispos e outras organizações não compreendem o que se está a passar e fazem conjecturas absurdas sobre o motivo dos desacatos que é por demais evidente. Será que temos que cair no fundo?

Ah! esquecia-me de uma coisa: espero que os indivíduos filmados a fazer "cavalinho" com as motos sejam punidos pelo menos por CONDUÇÃO PERIGOSA. É incorrecto multar o pacato cidadão apenas porque ultrapassou 50 Km/hora e deixar impunes estes exemplos exibicionistas...

Zé da Burra o Alentejano

3:02 PM  
Anonymous Anonymous disse...

Os partidos de esquerda desculpam sistematicamente o crime a que chamo de "CRIME RANHOSO" com a desculpa da pobreza e do desemprego e com esta posição estão a desorientar o seu próprio eleitorado natural: os mais pobres que são também os mais desprotegidos face a qualquer criminalidade. Os partidos de esquerda têm por isso muita responsabilidade relativamente ao crescimento da extrema direita que tem um discurso bem mais sensato sobre o combate crime (sem especificar).

Mas eu não me esqueço do outro tipo de crime: O "CRIME DE COLARINHO BRANCO", exercido por pessoas muito influentes desta sociedade que surripiam milhões sem dar um tiro nem ter que fugir à polícia.

Pois o crime tem que ser todo ele combatido com firmeza: quer o "CRIME RANHOSO", quer o "CRIME DE COLARINHO BRANCO". Mas constato que,infelizmente, este país está a afundar-se em ambos para mal dos portugueses.

Zé da Burra o Alentejano (só mais uma vez)

5:11 PM  
Blogger Dive disse...

Hang in there!!!!

A gripe suina ja n dava muito para falar, tinham de arranjar qualquer coisa para entreter o povo...

10:39 PM  

Post a Comment

<< Home